O corpo feminino
- aemvieira
- 3 de fev.
- 2 min de leitura
Será que estamos precisando discutir mais sobre o papel do corpo? Como forma de expressão e ou como forma de chamar atenção? Ou talvez pensarmos sobre o aprisonamento do corpo ou ele sendo usado como objeto de fascínio e poder? O que sabemos sobre nosso corpo? O que ele revela?
Outro aspecto seria a liberdade de expressão através do corpo. Acredito que o corpo seja nosso palco das emoções, acredito na sabedoria que ele nos revela e que o ser humano nem sempre soube valorizar. A vergonha também é uma emoção primária e pouco valorizada, mas é justamente ela que habita o nosso corpo, provocando estresse, dores e doenças.
O corpo é mais do que pele e músculos — ele carrega significados (poder, liberdade, beleza) que podem estar entrelaçados com experiências de traumas e desejos. Mas na nossa cultura o corpo tem sido visto como palco para dúvidas, contradições e especulações. A exposição excessiva e cultura da beleza dividem opiniões da sociedade como um todo.
A Questão Psicológica
Por um lado, a exposição do corpo pode ser vista como uma forma de empoderamento e autoconfiança ou uma busca de expressar sua liberdade e autonomia sobre o próprio corpo. Ela toca em questões profundas relacionadas à identidade, à autoexpressão e às expectativas sociais.
Por outro, também pode refletir uma busca por validação externa, especialmente em ambientes competitivos e midiáticos, onde a visibilidade e o impacto visual são frequentemente usados como ferramentas para chamar atenção. Uma estratégia eficaz para gerar engajamento, pois choca, surpreende e atrai olhares.
O público
Do ponto de vista do público, a reação intensa às escolhas de vestuários femininos revela projeções e julgamentos sobre o corpo e a sexualidade baseados em normas sociais, culturais e na fama. A nudez ou a quase nudez pode despertar fascínio, admiração, mas também críticas e moralismos, dependendo do contexto e dos valores de quem observa.

Essa dualidade de reações reflete a complexidade das relações humanas com o corpo e a sexualidade, que são influenciadas por fatores como educação, cultura e experiências pessoais.
Comments